A atividade vocal dos cantores de baleias-jubarte em uma área reprodutiva

Ainda imersa em um leque de possibilidades de estudo durante minha graduação em Ciências Biológicas, tive a oportunidade de trabalhar e conhecer um pouco mais sobre a ecologia das baleias-jubarte, quando, em 2014, me voluntariei como estagiária no Projeto Baleias na Serra, despertando minha paixão pelo mundo das baleias e meu interesse nesta linha de pesquisa. Deixo aqui meus agradecimentos a Maria Isabel Carvalho por essa oportunidade!

Em 2018, quando iniciei meu mestrado, resolvi embarcar em algo novo, mas ainda voltado ao estudo dessas gigantes do mar. Novamente em parceria com o Projeto Baleias na Serra, estava interessada em estudar as emissões acústicas de canto da baleia-jubarte na região de Serra Grande (BA). E foi assim que surgiu o meu projeto de mestrado, intitulado: Influência de condições ambientais e ecológicas sobre os padrões de atividade vocal dos cantores de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) em uma área reprodutiva no sul da Bahia.

A esta nova conquista, deixo meus agradecimentos ao meu orientador Júlio Baumgaten, à minha co-orientadora Maria Isabel, à Universidade Estadual de Santa Cruz, ao Programa de Ecologia e Conservação da Biodiversidade e a todos os colaboradores que apoiaram esta ideia.

O vídeo apresentado ao I Congresso Brasileiro de Bioacústica resume as atividades que foram desenvolvidas durante essa minha trajetória nesta pesquisa e os principais resultados obtidos. Espero que gostem!!


Mariana Campêlo


O vídeo ficou em primeiro lugar no voto popular da mostra de vídeos de divulgação científica organizada pela Sociedade Brasileira de Bioacústica.