Colaboradores

Daniel Danilewicz Schiavon

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e mestrado e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faz parte do corpo de pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul e do Instituto Aqualie, e também é pesquisador colaborador do Projeto Baleias na Serra. Tem experiência em coordenação de pesquisas com monitoramento aéreo de mamíferos marinhos e tartarugas marinhas, conservação e manejo de pequenos cetáceos e interações com a pesca, telemetria por satélite de cetáceos e história de vida de mamíferos marinhos.

daniel.danilewicz@gmail.com

Edson Aparecido Vieira Filho

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve suas pesquisas na área de Ecologia de Comunidades utilizando abordagens experimentais para investigar como que diversos processos afetam a organização e diversidade de comunidades bentônicas ao longo da sucessão, levando em conta a suscetibilidade a espécies exóticas e mudanças globais. Atualmente é pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando em pesquisa na área de ecologia marinha e mudanças globais, e divulgação científica e ciência cidadã com o uso de mídias sociais através da plataforma #DeOlhoNosCorais e monitoramento cidadão em ambientes recifais.

edinhovieira05@gmail.com

Ligia Gallozzi Mendes Andrade

Bióloga e especialista em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Universidade de São Paulo) e Arte-educadora. Atuou 10 anos com educação ambiental em uma unidade de conservação particular no Sul da Bahia. Em 2017 descobriu a arte da contação de histórias e criou a personagem Fada Dália. Em 2019 começou a colaborar com o Projeto Baleias na Serra, elaborando e apresentando releituras e adaptações de histórias que contribuam para a sensibilização da comunidade quanto à conservação das baleias-jubarte, seu habitat e ecossistemas associados. Atualmente atua como arte-educadora e contadora de histórias tendo interesse na área de Educação Ambiental.

ligia.mendesa@gmail.com

Linilson Rodrigues Padovese

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Mecânica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble (França) e em Engenharia Mecânica pela USP, e doutor em Mecânica pela Université Joseph Fourier (França). Atualmente é professor associado da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo desenvolvendo atividades de pesquisa na área de Bioacústica e Acústica Subaquática e coordena o Laboratório de Acústica e Meio Ambiente na mesma instituição. É pesquisador colaborador do Projeto Baleias na Serra desde o seu começo, contribuindo nas atividades de monitoramento acústico passivo e nas pesquisas sobre acústica com a aquisição e análise dos registros acústicos.

lrpadove@usp.br

Maria Emilia Morete

Bióloga, trabalha há mais de 20 anos com baleias. Desenvolveu o ponto fixo de observação em Abrolhos em 1996 vinculada ao Projeto Baleia Jubarte, e desde então usa essa plataforma para estudar e admirar os cetáceos. Fez doutorado no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É fundadora do VIVA Instituto Verde Azul e trabalha com objetivo de ensinar as pessoas sobre as baleias, golfinhos e as ameaças que sofrem. Hoje em dia, juntamente com sua equipe VIVA, desenvolvem pesquisa com cetáceos na região de Ilhabela (São Paulo), realizam trabalhos com Educação Ambiental e divulgação científica.

miamorete@viva.bio.br

Niel Nascimento Teixeira

Engenheiro Agrimensor e Doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professor Titular-Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. É Líder do grupo de Pesquisa: Posicionamento Geodésico e tem experiência na área de Engenharia de Agrimensura, com ênfase em Topografia e Geodésia. É pesquisador colaborar do Projeto Baleias na Serra, auxiliando com a coleta de dados durante o monitoramento visual e o processamento dos dados.

nielnt@yahoo.com.br

Renata Santoro Sousa-Lima

Bióloga formada em Ciências Biológicas com Mestrado em Ecologia ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e obteve o título de Ph.D. em Zoologia pela Cornell University (EUA). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e responsável pelo Laboratório de Bioacústica na mesma instituição. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em comportamento e conservação das espécies. Desde 1999 desenvolve estudos de bioacústica com as baleias-jubarte em Abrolhos, e está envolvida no Projeto Baleias na Serra desde a sua criação.

sousalima.renata@gmail.com

Renato de Mei Romero

Biólogo formado pela Universidade Estadual Paulista, realizou o Mestrado na Universidade Estadual de Santa Cruz trabalhando nas áreas de Zoologia e conservação de tartarugas marinhas. Cursou o Doutorado em Biologia animal estudando organismos aquáticos de água doce do cerrado brasileiro e Pós-doutorado em Conservação. Atualmente é Professor dos cursos técnicos, tecnológicos e de mestrado profissional no Instituto Federal de Alagoas. Se interessa por temas como Ecologia, Conservação e educação, onde atua ministrando aulas, conduzindo pesquisas e produzindo conteúdo de interesse ambiental. Está escrevendo um livro infantil juntamente com o Projeto Baleias na Serra.

romerobio@yahoo.com.br

Stella Tomás Silva

Bióloga formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas. Já participou de pesquisas na Mata Atlântica, na Amazônia e em ambientes marinhos, e atualmente tem focado suas pesquisas em ecologia reprodutiva e conservação da biodiversidade. É coordenadora geral do "Projeto (a)mar", desenvolvendo atividades de conservação e monitoramento da biodiversidade costeiro-marinha e de educação ambiental no litoral sul da Bahia. É colaboradora do Projeto Baleias na Serra desde o seu começo, participando nas atividades de campo e de sensibilização ambiental. Também é artesã e fez a mascote do projeto “Jubão”.

stella.tomas@hotmail.com
  • instagram
  • facebook
  • twitter
  • linkedin
  • youtube