Equipe atual

Julio Ernesto Baumgarten

Coordenador

Biólogo e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, fez Doutorado na Universidade de Campinas. Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É pesquisador do Laboratório de Ecologia Aplicada da UESC onde atua em diversos projetos de conservação de espécies florestais e marinhas. O envolvimento na pesquisa com cetáceos começou logo depois de seu ingresso na UESC. Atua como orientador de Mestrado e Doutorado de trabalhos com cetáceos pelo Programa de Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UESC e é um dos Coordenadores do Projeto Baleias na Serra.

baumgarten.julio@gmail.com

Maria Isabel Carvalho Gonçalves

Coordenadora

Bióloga marinha com mestrado em Ciências do Mar – Recursos Marinhos (Universidade do Porto – Portugal) e Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC). Desde 2007 a trabalhar com cetáceos, inicialmente focando em estudos de comportamento de golfinhos, depois trabalhou como observadora de bordo em navios de prospecção sísmica, até que 2013 entrou no doutorado para iniciar o monitoramento visual e acústico de baleias-jubarte em Serra Grande, onde até hoje coordena o Projeto Baleias na Serra. Também atua como pesquisadora Pós Doc na UESC, tendo interesse nas áreas de Comportamento, Bioacústica e Conservação de cetáceos.

misabelcgoncalves@gmail.com

Bianca Machado Righi

Estudante

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande e faz mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz, onde avalia o uso de habitat das baleias-jubarte entre duas áreas com características batimétricas contrastantes na costa brasileira (Serra Grande e Arquipélago dos Abrolhos) através do monitoramento visual a partir de pontos fixos, e em parceria com o Instituto Baleia Jubarte. A Bianca também participou de outras pesquisas a partir de pontos fixos com baleias-francas-austral e, atualmente participa em um projeto que monitora os botos-cinza numa região portuária a partir de ponto fixo, embarques sistemáticos e pesquisas acústicas.

b.machadorighi@hotmail.com

Mariana Silva Campelo

Estudante

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atualmente é mestranda no Programa de Ecologia e Conservação da Biodiversidade da mesma instituição. Iniciou suas pesquisas com mamíferos marinhos em 2014, quando atuou como voluntária do Projeto Baleias na Serra, do qual participa até hoje. Entre os anos de 2017 e 2018 participou do Projeto Golfinho Rotador, realizando observações visuais do comportamento dos golfinhos-rotadores no Arquipélago de Fernando de Noronha. Atualmente desenvolve estudos com o comportamento de canto dos machos de baleia-jubarte em Serra Grande. Possui experiência em estudos visuais, comportamentais e de biocústica de mamíferos marinhos.

mscampeloo@gmail.com

Naiane Gonçalves da Silva

Estudante

Estudante de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde participa do Grupo de Estudos de Animais Silvestres, e é integrante do Projeto Baleias na Serra desenvolvendo o seu projeto sobre os comportamentos aéreos das baleias-jubarte na região de Serra Grande. Tem particular interesse nas áreas de Educação Ambiental e de Ecologia e Conservação de animais silvestres marinhos.

naianegsilva@hotmail.com

Tamires Fernandes de Oliveira

Estudante

Bióloga e Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com os cetáceos desde 2014, quando desenvolveu um trabalho sobre a dieta do boto-cinza na Baía de Guanabara. Durante a especialização investigou como os cetáceos são abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. É integrante do Projeto Baleias na Serra desde 2019, quando começou seu mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Em seu atual trabalho procura descrever a Paisagem Acústica da região de Serra Grande.

tamires.f@hotmail.com

Fernanda Assef Sallit Tonolli

Pesquisadora

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e mestrado em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013). Tem experiência na área de ecologia e conservação, com ênfase em mamíferos aquáticos. Sua dissertação foi realizada com a toninha (Pontoporia blainvillei), cetáceo mais ameaçado do Atlântico Sul Ocidental. Foi uma das idealizadoras do IOS Whale Watching, realizando saídas para observações de baleias-jubarte entre 2016 e 2018 em Ilhéus. Participa do projeto Baleias na Serra desde 2018, sendo responsável principalmente pela tabulação e análises dos dados de uso de habitat e movimentação de baleia-jubarte.

fernandatonolli@gmail.com
  • instagram
  • facebook
  • twitter
  • linkedin
  • youtube