O que fazemos
Observamos
Através do monitoramento visual a partir de um ponto fixo, nós conseguimos estudar a flutuação do número de baleias, seu comportamento ao longo da temporada reprodutiva e seu padrão de movimentação na região sem interferência. A estação total que utilizamos tem uma ampliação de 30 x, permitindo observar o comportamento das baleias com detalhamento e calcular as coordenadas por onde elas passam e as velocidades a que elas se deslocam.
Créditos: Eco360
Créditos: Àgua Viva Sub
Ouvimos
O monitoramento acústico passivo nos permite gravar todos os sons que as baleias-jubarte produzem para se comunicar: o canto emitido pelos machos, os chamados produzidos por fêmeas, machos e filhotes, e os sons produzidos quando alguma parte do corpo das baleias bate com a superfície da água. Não são apenas as baleias que produzem som no ambiente marinho: também podemos escutar os peixes e monitorar o ruído produzido pelas embarcações que passam pela região.
Compartilhamos
A baleia-jubarte com a sua graciosidade, grandiosidade e carisma é um ícone para abordar questões que ocorrem nos ecossistemas marinhos. Com o desenvolvimento do Projeto, a comunidade está integrando as baleias-jubarte na identidade da região. Buscamos que todos percebam o privilégio que é compartilhar o ambiente com uma espécie magnífica, que busca essas águas para se reproduzir e cuidar dos seus filhotes, e que compreendam a responsabilidade e o papel de cada um de nós decorrente deste privilégio.