Uma imersão nas águas cristalinas no Havaí



Fui muito privilegiada por ter sido selecionada juntamente com mais 12 pessoas de todo o mundo para participar no curso Applying Innovative Technologies in Marine Science organizado pela Hawai’i Institute of Marine Biology por quatro semanas. O instituto fica localizado em uma ilha isolada – Coconut Island – no Havaí onde se encontram as instalações do instituto e alguns alojamentos, permitindo uma imersão completa no curso. Após uma semana de adaptação à nova rotina e com uma introdução ao curso e às várias pesquisas realizadas pelo instituto, a turma foi dividida e em cada semana cada grupo participou em um módulo diferente: uso imagens de sensoriamento remoto, geometria de recifes, e fotogrametria de mamíferos marinhos. O meu grande incentivo para participar neste curso foi o módulo de mamíferos marinhos lecionado pelo Dr. Lars Bejder, diretor do Marine Mammal Research Program, onde aprendemos como medir a massa corporal dos animais para poder avaliar a saúde das populações usando veículos aéreos não tripulados. Além de todo o aprendizado foi muito bom conviver essas 4 semanas com um grupo de pessoas tão diferente, mas unido, e com professores tão gentis e atenciosos e cheios de conhecimento para compartilhar conosco sobre o uso de novas tecnologias para o estudo das Ciências do Mar.


Para tirar o máximo proveito dessa ida até ao Pacífico Norte, voei de Oahu para Maui para poder conhecer de perto o trabalho realizado pela Pacific Whale Foundation onde fui recebida pela Selket Kaufman. Fui apresentada a toda a equipe, conheci o trabalho de pesquisa realizado e ainda tive o prazer de participar numa atividade de educação ambiental.

Agradeço imensamente ao Dr. Peter Castro, à Edwin Pauley Foudation e à Universidade Estadual de Santa Cruz pelo apoio financeiro que me permitiu realizar essa viagem.

Maria Isabel Gonçalves

P.S.: E como não podia faltar, mesmo a temporada reprodutiva das baleias-jubarte pelas águas do Havaí já ter acabado, durante o meu primeiro fim de semana em Oahu eu consegui avistar uma baleia-jubarte de um ponto fixo na ilha. Mahalo!




  • instagram
  • facebook
  • twitter
  • linkedin
  • youtube